Uma das piores coisas que existem é quando aquela promoção de vendas que você planejou por tanto tempo, trabalhou com tanto carinho, executou com o maior cuidado, mesmo assim, não dá certo.
Os motivos para uma promoção de vendas fracassada podem ser os mais variados. Falha no planejamento ou na execução. Falta de investimento em publicidade e propaganda ou investimento feito de maneira equivocada, não acertando o público ideal. A sazonalidade do mercado pode ser um fator a atrapalhar ou até mesmo alguma ação de um concorrente.
Se sua promoção der errado, o primeiro passo é identificar qual o motivo. Avalie e mensure todos os resultados, pra poder fazer um flashback de tudo que aconteceu e reavaliar todas as ações.
E quando a promoção de vendas dá certo, mas o franqueado não apoia?
É, acredite se quiser, curiosamente existe ainda aquela promoção de vendas que é um sucesso, mas que, mesmo assim, não é enxergada como vantajosa. Isso acontece principalmente quando um franqueador lança uma ação para todas as franquias e, então, seus franqueados acabam criando certa resistência.
Alguns pensam que quando os clientes aderem à promoção, estão deixando de comprar itens mais caros ou com o preço cheio e ficam focados apenas no item promocional, que não possui margem de lucro tão grande.
Outros enxergam nas promoções um aumento de fluxo, demanda maior de trabalho, mas sem muito lucro nas vendas, por conta dos descontos.
E há aqueles que, pasmem, acreditam que o cliente está tirando vantagem dele ao se beneficiar de uma promoção de vendas.
Ao acreditar nisso, o franqueado começa a boicotar aos poucos as ações propostas e acaba se voltando contra a própria marca. Isso é um tiro no pé e mostra uma incapacidade enorme de visualizar o poder transformador que a promoção de vendas pode gerar para um negócio.
Se você já teve alguns desses pensamentos, se já boicotou promoções do franqueador ou se não acredita na eficácia destas ações de vendas, continue lendo. O próximo tópico vai te fazer mudar de ideia!
O poder das promoções
Aqueles que acreditam que a promoção de vendas não vale a pena, podem estar passando por dois problemas. Não tiveram bons resultados em ações anteriores por algum motivo e não buscaram entender e resolver esta situação. Ou simplesmente não querem abrir os olhos, se despir das antigas crenças e enxergar as vantagens que este tipo de iniciativa gera para a empresa.
Seja qual for o caso, a melhor forma de mudar este cenário é mostrando fatos que comprovam a eficácia desse tipo de ação. E para isso, preparamos uma boa lista a seguir.
Uma promoção bem feita atrai novos clientes
Uma das principais vantagens de uma promoção de vendas bem feita é a oportunidade de trazer novos clientes para o seu estabelecimento. Aqueles que nunca conheceram sua marca, agora terão um bom motivo para conhecer. E quem já conhece, pode incentivar os amigos e parentes a fazer o mesmo.
Mantém estoques enxutos e gira os produtos
Produto em estoque ou parado nunca é vantajoso. O dinheiro precisa circular e uma promoção de vendas ajuda bastante nisso. Em épocas de ações assim, inclusive, todo o ecossistema que faz parte do negócio ganha: os parceiros e fornecedores ganham ao vender mais para a sua empresa, os veículos de mídia e parceiros publicitários ganham na divulgação das suas ações. E lembre-se também que é sempre melhor vender por um preço menor e com pouca margem de lucro, do que deixar algo encalhar e ficar no prejuízo.
Pode aumentar sua participação e reconhecimento no mercado
Quando você faz uma promoção de vendas é grande a chance de o cliente comprar o seu produto e não o de seu concorrente, correto? Então, mesmo que a sua margem seja menor, você está ganhando uma boa fatia de mercado e, de quebra, a oportunidade de criar clientes fieis. E tem mais: se você está fazendo alguma ação promocional, as pessoas estão falando da sua marca. E quanto mais falam da sua marca, mais você se torna conhecido, mais gente compra o que você vende e assim a roda vai girando.
O chamado “boi de piranha”
Uma expressão comum no interior do país e que também é muito usada no setor varejista é o chamado produto “boi de piranha”. É basicamente o seguinte: no interior, nas fazendas, quando é preciso fazer o gado atravessar um rio que está cheio de piranhas, geralmente é escolhido aquele boi mais fraquinho pra ir à frente e chamar a atenção destes peixes assassinos. Ele se sacrifica para que todo o gado se salve. Uma promoção de vendas também pode servir como boi de piranha, atraindo o consumidor para uma oferta, mas dando a oportunidade para que o vendedor faça a virada e consiga convencer a levar algo além do item promocional. Em um restaurante, por exemplo, quando é feita alguma oferta de prato, é possível ganhar com a venda de bebidas que vão acompanhar.
Para sua próxima promoção ser um sucesso, só depende de você
Uma ação bem planejada e que é executada com comprometimento tem tudo pra ser um sucesso. Principalmente se você é um franqueado. Nesse caso, as ações promocionais podem ser definidas e planejadas por uma equipe qualificada contratada pelo franqueador. Assim, os franqueados só tem o trabalho de executar e colher os frutos.
Depois disso, só resta mesmo comemorar, pois seu restaurante só tende a crescer ainda mais a cada promoção bem sucedida.