Quer alcançar o sucesso e aumentar os lucros? Esse artigo é para você.
Neste artigo você vai ler:
- Como alcançar resultados positivos na sua franquia.
- Como controlar os gastos da sua franquia.
- A importância de promover o seu negócio.
Todo empresário quer saber como fazer para aumentar a lucratividade da sua franquia. No entanto, apesar de ser o desejo de todos, nem sempre é fácil conseguir lucrar mais. Para conseguir isso é preciso se fazer valer de algumas estratégias e trabalhar bastante.
Se você quer mesmo aumentar a lucratividade da sua franquia, a seguir preparamos algumas dicas para que você consiga obter cada vez mais resultados.
Pesquise o mercado
Sun Tzu, em seu livro “A Arte da Guerra”, já dizia: “Conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas.”. Conhecer o seu concorrente e o mercado onde você está inserido é essencial para conseguir enxergar as ameaças e oportunidades e, assim, aumentar sua lucratividade.
Ao manter o radar ligado, o empreendedor pode encontrar novas tendências, ter ideias novas, achar novos parceiros e nichos. Ao conhecer o mercado, o empreendedor consegue pensar em formas cada vez mais eficientes para aumentar os seus lucros.
Para realizar essa pesquisa é importante que o franqueado esteja presente em sua unidade e também na região onde está inserida sua franquia. É importante conhecer o entorno, manter relações comerciais e de amizade com pessoas do local, outros empresários e pessoas influentes. Manter um bom network vai facilitar a busca por informações e insights.
É importante monitorar os concorrentes direitos e indiretos constantemente, seja em seus pontos de venda físico ou em suas redes sociais. É interessante analisar também o que os clientes deles estão dizendo. Ao analisar tudo que envolve seu concorrente, você pode entender o que precisa fazer melhor e se preparar para não cometer os mesmos erros. E todos sabem que cometer erros custa caro e acaba com a lucratividade de qualquer negócio.
Economia e otimização de recursos
Além de entender muito bem a importância do capital de giro para o seu negócio, você precisa aprender a otimizar os recursos que possui para garantir ainda mais lucratividade.
Antes mesmo de iniciar a operação da sua franquia, é importante que você consiga botar na ponta do lápis quais serão todos os seus gastos. Assim, conhecendo sua situação financeira é possível identificar qual será o capital de giro necessário para manter sua empresa funcionando.
Primeiramente é preciso avaliar seu fluxo de caixa cuidadosamente e saber quais as entradas e saídas, além de todos os ativos do seu negócio. Algumas despesas que são comuns no começo de qualquer franquia e precisam ser levadas em consideração:
- Contas de água e de energia.
- Aluguel ou o condomínio.
- Pagamento dos fornecedores.
- Custos dos funcionários.
- Renovação de estoque.
- Rateios, entre outros.
Tome cuidado com seu estoque. É necessário que você consiga fazer um controle otimizado, pois estoque parado é dinheiro parado, que poderia estar sendo usado para outros fins. E estoque insuficiente pode ocasionar falta de produtos, queda nas vendas e insatisfação dos clientes.
É preciso lembrar que em uma franquia de restaurantes, por exemplo, não é possível trabalhar com uma quantidade grande de estoque. Alguns itens são perecíveis, gerenciar bem seu estoque é essencial. Isso pode garantir mais economia e menos prejuízos.
Economizando e otimizando recursos sua franquia pode aumentar consideravelmente os lucros. Mas, para isso, é necessário que você esteja acompanhando tudo que acontece e tenha um controle efetivo de todos os processos.
Será que todas as máquinas que estão funcionando precisam estar a todo tempo ligadas? Tem algum funcionário subutilizado ou sobrecarregado? Está havendo desperdício de insumos? Seus fornecedores estão lhe dando os melhores preços e condições de pagamento?
Aumente a produtividade da equipe
O treinamento e capacitação de equipes é essencial para manter uma franquia lucrativa. Profissionais treinados trabalham melhor, otimizando seu tempo e sua produtividade. Isso representa lucro para empresa no fim das contas.
Um profissional bem treinado pode agir proativamente na busca por soluções, auxiliando os gestores a melhorar o gerenciamento da franquia, trazendo mais lucratividade ao negócio.
Profissionais bem treinados vendem mais. E se vende mais, a empresa ganha mais dinheiro e todos se beneficiam.
O treinamento constante tem o poder de motivar, desenvolver um propósito maior, que faz com que aconteça o chamado fenômeno de “vestir a camisa da empresa”. Ocorre, inclusive, um sentimento de gratidão do funcionário que está crescendo e aprendendo com o apoio do seu empregador.
Quando uma equipe é bem treinada ela entende todos os processos, quais ferramentas e atitudes precisa ter para executar bem um trabalho, além da importância e os resultados que isso gera. Tudo isso faz o profissional trabalhar melhor, trazendo soluções para toda a franquia.
Faça promoções
Promoções são essenciais para manter o público interessado no seu produto ou serviço, atrair novos clientes e até ajudar a girar seu próprio estoque.
E por promoção, não entenda apenas ofertas ou descontos. Promoção é toda forma de promover algum produto ou serviço. Você pode fazer isso criando atrativos, brindes, agregando algum diferencial ou simplesmente divulgando sua empresa.
Uma boa promoção pode ajudar a trazer mais clientes para o seu ponto de venda e aumentar muito seu lucro. Preste atenção no calendário sazonal e em outras datas importantes para saber a melhor forma e período para promover o seu negócio.